Psicólogo
(1979), Mestre em Psicologia Social (1985), Doutor em Psicologia Escolar e do
Desenvolvimento Humano (1990) e Livre-docente em Psicologia pelo Instituto de
Psicologia da USP (1999). Professor Titular do Instituto de Psicologia da USP
(2006), no qual atua na graduação, desde 1984, no Departamento da Psicologia da
Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade, e desde 1992, no Programa
de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Atuou na
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, de 1994 a 2006, nos Programas de
Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social e em Educação: Histórica, Política,
Sociedade. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico e recebe recursos desta Agência de
Fomento para pesquisa sobre bullying escolar vinculada ao Edital Cidadania,
Violência e Direitos Humanos, que está sendo desenvolvida por 15 universidades
brasileiras e quatro estrangeiras; contou também com Auxílio regular à Pesquisa
da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, para desenvolver
projeto sobre Inclusão Profissional de Jovens com Deficiência Intelectual.
Coordenou a implantação do Programa de Apoio e Referência ao Enfrentamento da
violência sexual contra Crianças e Adolescentes, da Secretaria dos Direitos
Humanos da Presidência da República, no município de São Paulo (2010-2012). De
2015 a 2017 foi Editor-chefe da revista Psicologia USP, periódico oficial do
Instituto de Psicologia da USP. No segundo semestre de 2016 e de 2017 foi
pesquisador visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Federal de São Paulo, com bolsa do CNPq, e atualmente é professor visitante,
contratado pela UNIFESP, para atuar no programa de Pós-Graduação em Educação e
Saúde na infância e na adolescência. Tem como referência teórica os trabalhos
da Teoria Crítica da Sociedade, a partir da qual analisa principalmente os
seguintes temas de pesquisa:preconceito, bullying e educação inclusiva. Tem
atuado sobretudo nas áreas de Psicologia e da Educação.