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José Leon Crochick

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Psicólogo (1979), Mestre em Psicologia Social (1985), Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (1990) e Livre-docente em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP (1999). Professor Titular do Instituto de Psicologia da USP (2006), no qual atua na graduação, desde 1984, no Departamento da Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade, e desde 1992, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Atuou na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, de 1994 a 2006, nos Programas de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social e em Educação: Histórica, Política, Sociedade. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e recebe recursos desta Agência de Fomento para pesquisa sobre bullying escolar vinculada ao Edital Cidadania, Violência e Direitos Humanos, que está sendo desenvolvida por 15 universidades brasileiras e quatro estrangeiras; contou também com Auxílio regular à Pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, para desenvolver projeto sobre Inclusão Profissional de Jovens com Deficiência Intelectual. Coordenou a implantação do Programa de Apoio e Referência ao Enfrentamento da violência sexual contra Crianças e Adolescentes, da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, no município de São Paulo (2010-2012). De 2015 a 2017 foi Editor-chefe da revista Psicologia USP, periódico oficial do Instituto de Psicologia da USP. No segundo semestre de 2016 e de 2017 foi pesquisador visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo, com bolsa do CNPq, e atualmente é professor visitante, contratado pela UNIFESP, para atuar no programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na infância e na adolescência. Tem como referência teórica os trabalhos da Teoria Crítica da Sociedade, a partir da qual analisa principalmente os seguintes temas de pesquisa:preconceito, bullying e educação inclusiva. Tem atuado sobretudo nas áreas de Psicologia e da Educação.