Rosi
Giordano é graduada e licenciada em Filosofia pela Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo (1976); mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutora em Psicologia pela
Universidade de São Paulo (1999). É docente ? Associado IV ? da Universidade
Federal do Pará, avaliadora "ad hoc" do INEP/MEC, membro da
Associação Nacional de Pós Graduação em Filosofia (ANPOF). Publicou artigos em
periódicos especializados, trabalhos em anais de eventos e capítulos de livros.
Participou de vários eventos no Brasil e no Pará. Orientou 1 dissertação de
mestrado e co-orientou 1 tese de doutorado, além de ter orientar trabalhos de
iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Educação,
Filosofia e Psicologia. Coordenou (2009-2013) a pesquisa Teoria Crítica,
Formação e Indivíduo: exclusão social e educação inclusiva em escolas da região
Norte (PA/BR). Atualmente coordena, regionalmente, a pesquisa "Violência
Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade", em curso em nível
nacional, sob a supervisão do professor doutor José Leon Crochík (Instituto de
Psicologia da Universidade de São Paulo e coordenador do Laboratório de Estudos
sobre o Preconceito). Outros dados sobre a pesquisa podem ser encontrados na
Homepage: e no Blog . Atua nas áreas de Filosofia, Psicologia e Educação. Tem
experiência nas áreas de Filosofia e Psicologia, atuando principalmente nos
seguintes temas: Educação (Políticas Públicas), Filosofia (Teoria Crítica) e
Psicologia Social (Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo). É coordenadora do
Grupo de ? Filosofia, História, Indivíduo, Memória e Cultura na Amazônia
(FHIMCA), vinculado à UFPA e pesquisadora do Grupo de pesquisa NEXOS Teoria
Crítica e Pesquisa Interdisciplinar (Centro-oeste), vinculado à UFMS.